RECADO ATERRADOR SOBRE A TUA LIBERDADE

“ ... Digamos que tudo aquilo que sabes não seja apenas errado, mas uma mentira cuidadosamente engendrada. Digamos que tua mente esteja entupida de falsidades: sobre ti mesmo, sobre a história, sobre o mundo a tua volta, plantadas nela por forças poderosas visando a conquistar, pacificamente, tua complacência. A liberdade, nessas circunstâncias, não passa de uma ilusão, pois és, na verdade, apenas um peão num grande enredo e o teu papel o de um crédulo indiferente. Isso, se tiveres sorte. Se, em qualquer tempo, convier aos interesses de terceiros o teu papel vai mudar: tua vida será destruída, serás levado à fome e à miséria. Pode ser, até, que tenhas de morrer. Quanto a isso, nada poderá ser feito. Ah! Se acontecer de conseguires descobrir um fiapo da verdade até poderás tentar alertar as pessoas; demolir, pela exposição, as bases dos que tramam nos bastidores. Mas, mesmo nesse caso, também não terás muito mais a fazer. Eles são poderosos demais, invulneráveis demais, invisíveis demais, espertos demais. Da mesma forma que aconteceu com outros, antes de ti, também vais perder!" Charles P. Freund, Editorialista do “The Washington Post”. T.A.

sábado, 23 de janeiro de 2010

FED PÕS A CABEÇA DE FORA NA CRISE E COMEÇA A LEVAR CHUMBO GROSSO!

O Federal Reserve System, cartel de 12 bancos privados que opera como Banco Central dos Estados Unidos, se expôs em demasia, durante a grande crise financeira contemporânea e, com isso, despertou a atenção e a ira dos americanos contra si próprio.
E, justamente, começa a perder a aura de “invisibilidade” e “infalibilidade” que, à custa de intensa propaganda da mídia, dos políticos ‘aliados’ à tremenda balela conhecida como “política monetária ortodoxa com dinheiro de papel” e dos ‘scholars’ engajados, sempre ornamentou o FED e o círculo de banqueiros centrais que governam as finanças mundiais em proveito da banca privada.
O tamanho do terremoto financeiro planetário que arrumaram desta feita; a quantidade das vítimas soterradas pela queda das cotações nas bolsas e a avalanche de títulos ‘frios’ criados pela avidez leniente, inconseqüente e criminosa; o descomunal buraco aberto nas contas públicas mundiais e nas veias dos contribuintes de todo o mundo, para dar algum lastro ao monumental volume de operações ‘fajutas’ na praça; o baque nos negócios; a recessão no mundo real, o da produção, e a queda geral nos níveis de emprego, fizeram os olhos do mundo racional se voltarem para os verdadeiros culpados pela crise: os bancos centrais “independentes” e seus apaniguados beneficiários!
Como denuncia o ‘New York Times’ de hoje, senadores Democratas e Republicanos começam a atacar o republicano Bem Bernanke e ameaçam negar apoio ao seu projeto de reeleição como presidente do FED, mandato a vencer no final deste mês.
O senador democrata Russell Feingold, de Winsconsin, foi duríssimo na sua crítica: “... -Sob o mandato de Ben Bernanke, o Federal Reserve permitiu, grosseiramente, atividades financeiras irresponsáveis que nos conduziram à pior crise desde a Grande Depressão.”
A senadora Barbara Box, da Califórnia, também democrata, afirmou que “… -Já é hora do povo ter um verdadeiro campeão à frente do FED. Nosso próximo presidente do Federal Reserve terá que representar um claro rompimento com as políticas fracassadas do passado.”
Somente ontem, por intensa pressão da Casa Branca, e sob a intensa chuva de críticas ácidas, o líder da maioria no Senado, Harry Reid, do Estado de Nevada,  começou a se comprometer a atuar em favor da reeleição de Bernanke, mas sem deixar, antes, de emitir uma incômoda advertência:
“ O Povo Americano espera que os nossos líderes econômicos possam manter Wall Street sob o signo da honestidade e que aplainem o terreno em favor das famílias da classe média.”
Já os argumentos dos defensores da continuação de Bernanke à frente do FED, continuam os mesmos e surrados de sempre:
“Minha opinião é que o presidente Bernanke ajudou a salvar o mundo de uma depressão”, afirmou Mishkin, professor de economia da Columbia University.
A senadora Mary L. Landrieu, da Louisiana, anunciou o seu apoio afirmando que “...Não reconduzir Bernanke somente traria agitação aos mercados que, justo agora, começam a se recuperar...” 
Os demais banqueiros centrais, apesar dos pesares, que se cuidem e não exponham, em demasia, suas ricas cabecinhas fora d’água pois, segundo a meteorologia, o mar não está pra peixe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário