RECADO ATERRADOR SOBRE A TUA LIBERDADE

“ ... Digamos que tudo aquilo que sabes não seja apenas errado, mas uma mentira cuidadosamente engendrada. Digamos que tua mente esteja entupida de falsidades: sobre ti mesmo, sobre a história, sobre o mundo a tua volta, plantadas nela por forças poderosas visando a conquistar, pacificamente, tua complacência. A liberdade, nessas circunstâncias, não passa de uma ilusão, pois és, na verdade, apenas um peão num grande enredo e o teu papel o de um crédulo indiferente. Isso, se tiveres sorte. Se, em qualquer tempo, convier aos interesses de terceiros o teu papel vai mudar: tua vida será destruída, serás levado à fome e à miséria. Pode ser, até, que tenhas de morrer. Quanto a isso, nada poderá ser feito. Ah! Se acontecer de conseguires descobrir um fiapo da verdade até poderás tentar alertar as pessoas; demolir, pela exposição, as bases dos que tramam nos bastidores. Mas, mesmo nesse caso, também não terás muito mais a fazer. Eles são poderosos demais, invulneráveis demais, invisíveis demais, espertos demais. Da mesma forma que aconteceu com outros, antes de ti, também vais perder!" Charles P. Freund, Editorialista do “The Washington Post”. T.A.

sábado, 13 de novembro de 2010

BANCO PANAMERICANO X CORINTIANS PAULISTA: BOLA DE CRISTAL DO CRAQUE RONALDO TAMBÉM É UM FENÔMENO...

“Ronaldo Fenômeno”, o fabuloso craque da bola, campeão mundial de futebol pela seleção brasileira, anunciou em sete de julho do ano passado (2009), após encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, que o primeiro mandatário do país, corintiano roxo, teria uma participação fundamental na "nova fase do Corinthians" e conseguiria o patrocínio de uma empreiteira para ajudar o TIMÃO a ser campeão brasileiro no ano do seu centenário (2010) e a obter fundos para a construção de um novo centro de treinamento, ajudando a viabilizar a obra.
Logo em seguida, em entrevista coletiva em L’AQUILA, na Itália, após participar da reunião do "Grupo dos Oito" (G8), Lula desmentiu a previsão do craque, afirmando que não indicara ninguém para construir o estádio do Corinthians a tempo da Copa do Mundo de 2014. "...Eu não indiquei (empreiteira) nenhuma porque tem muitas no Brasil. Se eu indico, (...) vou ficar inimigo de alguma', disse o presidente com a brejeirice de sempre.
Lula, porém, admitiu mais tarde que houve uma reunião com a Presidência do Corinthians. Ele afirmou, entretanto, que o sonho de décadas do Corinthians de construir um estádio dependeria da formação de parcerias e da apresentação de garantias para o financiamento da obra.
“...-Um tempo desse o Corinthians me apresentou um projeto de um estádio para a Copa do Mundo. -Eu disse ao Corinthians que era preciso que eles encontrassem uma empresa para fazer o estádio e que conseguissem financiamento e que tivessem garantia, (...) porque senão não tinha banco para fazer empréstimo para ninguém."
Apesar de todos os desmentidos presidenciais, a CBF, antecipando-se ao futuro, já garantiu que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será feita no novo Estádio do Curingão que, apesar de ainda não ter saído do papel, não para de crescer em tamanho, conforto e capacidade de abrigar torcedores.
Para adensar ainda mais essa estória, em 14 de janeiro de 2009, o blog do jornalista Tiago Leifert, anunciava que “...No dia em que comemora nove anos da conquista do Mundial de Clubes, o Corinthians pode dar uma boa notícia ao apaixonado torcedor. Depois de tanto procurar, o Timão deverá ter um senhor patrocínio para a temporada 2009, a Caixa Econômica Federal, que irá pagar R$ 96 milhões por três anos de patrocínio, ... o principal da camisa, ... e o Timão ainda poderia vender as mangas e o calção. Nestas duas partes, Ronaldo teria uma porcentagem no patrocínio”.
Por outro lado, o gerente nacional de esporte da empresa estatal, Gerson Bordignon, mostrando também um acurado grau de clarividência, logo negou essa informação e tomou como definitiva a impossibilidade de patrocinar o Corinthians, já que o marketing esportivo da CEF se limita a esportes olímpicos e paraolímpicos. “O foco de atuação da Caixa no segmento esportivo é o patrocínio ao atletismo, à ginástica olímpica, ao para-desporto e à luta olímpica, por intermédio de suas respectivas confederações e comitês. A estratégia da Caixa em marketing esportivo não envolve futebol”, explicou Bordignon. E seguiu: “O Corinthians deve anunciar oficialmente o nome do seu patrocinador principal e também de outros dois (manga e calção) nos próximos dias. No caso desses dois últimos, 80% do valor de cada um irá para Ronaldo, conforme acordo na assinatura do contrato. Aliás, é a empresa dele, R9, que negocia esses espaços nos uniformes do Timão.”

E não é que o patrocínio tão almejado apareceu mesmo, por incrível que possa parecer, depois de a Caixa Econômica Federal haver adquirido, a preço de mercado, 49 % das ações do banco Panamericano, por mais de R$ 720 milhões?...
Coincidentemente, ou não, o generoso patrocinador do Curingão passou a ser, nada mais nada menos, que o ... banco Panamericano, do grupo Silvio Santos, o mais novo sócio da Caixa. E o conhecido empresário e apresentador de TV, mais sorridente do que nunca, passou, ao menos transitoriamente, a transpirar abastanças pelos poros, ante o generoso aporte de capital que lhe fez a Caixa Econômica, portanto, com recursos públicos, dos pequenos poupadores e dos fundos dos trabalhadores, mesmo a despeito de certos desmentidos oficiais (como é de praxe).
Como se sabe, o fabuloso negócio acaba de dar com os burros n’água por ter o banco de Silvio Santos encalhado num rombo monumental de 2,5 bilhões de reais, que arrasta consigo, de cambulhão, o incrível otimismo da Caixa, um desastre que nem a fantástica bola de cristal de Ronaldo havia previsto, provavelmente por não ter sido consultada.
A demonstrar que a trapalhada poderia não ser tão fria assim, o inefável mega-empresário Eike Batista logo mostrou sua boa vontade usual com as sinucas federais, pretendendo demonstrar certo interesse no encalhe, logo, logo, desconversado...
Agora, diante da nova e dura realidade, não mais se poderá garantir que o patrocínio ao Coríntians paulista continuará fluindo regularmente para os cofres do clube, a ajudá-lo a cobrir novos investimentos e dívidas pretéritas, inclusive com órgãos públicos como o INSS, nem tampouco garantir-lhe a conquista do título brasileiro de 2010, muito menos um novo estádio para a abertura da Copa de 2014.
Nessa complicadíssima história, cercada de interrogações e mistérios, saem arranhados o Planalto, a Fazenda, o Banco Central, a CAIXA, o tamborete Panamericano, a CBF, o Corinthians e sua imensa, apaixonada, torcida. Salva-se apenas o craque Ronaldo por sua cândida franqueza ao relatar pormenores do encontro com o presidente e por ver confirmada na vida real, apesar de tantos desmentidos, a previsão feita através de seu infalível artefato adivinhatório (no dizer do brasileiríssimo personagem Odorico Paraguaçu): a de que o patrocínio sairia mesmo, vindo de amigos do presidente.
Pitonisas, oráculos, pais e mães de santo, babalorixás, jogadores de búzios e adivinhos de toda ordem já fazem fila à porta de Ronaldo, na esperança de adquirir ao craque, por qualquer
 preço, sua fenomenal bola de cristal...
armindo abreu.

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