sexta-feira, 6 de novembro de 2009
POR QUE ESTÃO SENDO EXPROPRIADOS OS ANTIGOS DIREITOS DOS PETROLEIROS E DOS DEMAIS SERVIDORES CIVIS E MILITARES?
STENIO [sssthel@ajato.com.br] ESCREVE, EM 5/11/2009, PERGUNTANDO:
PREZADO ARMINDO: VOCÊ, NA QUALIDADE DE ESPECIALISTA EM ‘ANÁLISES DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA’, O ÚNICO ‘EXPERT NO ASSUNTO QUE CONHEÇO DE PERTO, ME PERMITIRIA UMA CONSULTA?
CONSTANTEMENTE, SE DIZ QUE TUDO AQUILO QUE A PETROBRAS VEM FAZENDO, COM RESPEITO À SUBTRAÇÃO DE NOSSOS DIREITOS, TEM ORIGEM EM PRESSÕES DOS INVESTIDORES ESTRANGEIROS QUE DETÉM A MAIOR PARTE DO CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA. ASSIM, EM QUE PESE A POSSE DESSA MAIORIA DE AÇÕES, CREIO QUE ISSO NÃO LHES GARANTIRIA TAL DIREITO, VISTO QUE A MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE DA PETROBRÁS, ATÉ AGORA, AINDA PERTENCE À UNIÃO. DESSE MODO, GOSTARIA DE SUA OPINIÃO A RESPEITO.
ABS STENIO
CARO STENIO: EXCELENTE ESTA SUA PERGUNTA, TÃO OPORTUNA E PROVOCANTE.
VOCÊ, COMO SEMPRE, UM GRANDE E COERENTE OBSERVADOR E PESQUISADOR, TEM CARRADAS DE RAZÕES NESTA QUESTÃO CRUCIAL. VEJAMOS, ENTÃO, POR QUE...
NA REALIDADE, A ‘PRESSÃO ESTRANGEIRA’ PELA ‘LIMPEZA’ DO BALANÇO DA PETROBRÁS, COM A REDUÇÃO DRÁSTICA DO SEU CHAMADO ‘PASSIVO TRABALHISTA’, ISTO É, DAS ANTIGAS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS COM A MASSA DOS SEUS EMPREGADOS AINDA NA ATIVA E, TAMBÉM, POR DEPENDÊNCIA, DAS PRETÉRITAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, MORAIS E ÉTICAS COM OS ANTIGOS CONTRATADOS (HOJE EX- EMPREGADOS APOSENTADOS), APESAR DE REPRESENTAREM DESPESA SUBSTANCIAL PERMANENTE PARA A COMPANHIA, NÃO É A CAUSA FUNDAMENTAL DA VERDADEIRA EXPROPRIAÇÃO DAS TRADICIONAIS CONQUISTAS SALARIAIS DIRETAS E INDIRETAS DA CATEGORIA.
PODE SER CONSIDERADA, APENAS, UMA CONVENIENTE CONSEQUÊNCIA, ADICIONAL E IMEDIATA, DA GANÂNCIA DO MERCADO IMPLACÁVEL, QUE, COMO SABEMOS, VISA SEMPRE “ADQUIRIR MAIS, POR MENOS...” OU EXPLORAR GANHOS AINDA MENOS LOUVÁVEIS, MESMO QUE Á CUSTA DE ALGUMA INFELICIDADE ALHEIA... MAS QUE, CERTAMENTE, TEM RECEBIDO TANTO DESTAQUE APENAS PARA ENCOBRIR OUTRAS RAZÕES DE INTERESSE MUITO SUPERIOR...
JUSTO POR ISSO, SEMPRE QUE PUDEREM VER DIMINUÍDO O MONTANTE DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS CORRENTES DAS EMPRESAS, INVESTIDORES PRIVADOS OU INSTITUCIONAIS ENXERGARÃO TAL POSSIBILIDADE NÃO COMO UM PREJUÍZO PRIMORDIAL DE TRABALHADORES, UMA RAZÃO DE CONFLITO E INSATISFAÇÕES ENTRE CLASSES, MAS UMA FRIA E NEUTRA CHANCE PARA AUMENTAR, DE CARA, TANTO OS GANHOS ESPECULATIVOS QUANTO OS SEUS LUCROS DE PRAZO MAIS ALONGADO.
NADA PESSOAL, PORTANTO, APENAS A LÓGICA ABSTRATA DOS NEGÓCIOS...
GANHOS FINANCEIROS DE TEOR IMEDIATISTA, BENEFICIANDO ACIONISTAS, MESMO À CUSTA DOS PREJUÍZOS E SOFRIMENTOS DE TERCEIROS, NÃO SERÁ, PORTANTO, O QUE MAIS MOVE E COMOVE OS VERDADEIROS ‘DONOS OCULTOS DO PODER’, OS ARTÍFICES DA ENGENHARIA HUMANA SECRETA E PLANETÁRIA! SE ASSIM FOSSE, A QUE ATRIBUIR, ENTÃO, OS ATOS SEMELHANTES PERPETRADOS PELOS ESTADOS NACIONAIS CONTRA SEUS SERVIDORES CIVIS E MILITARES?
AQUELES QUE, PELAS SOMBRAS, MOVIMENTAM OS CORDÕES DOS MECANISMOS DE CONTROLES TERRENOS, ESCONDEM-SE ATRÁS DE QUESTÕES PROSAICAS COMO ESTA, ILUDINDO, ENGANANDO, DESVIANDO NOSSOS OLHOS E ATENÇÕES DO QUE OCORRE PELOS BASTIDORES DO MUNDO.
EMBUÇADOS NAS COXIAS DO PLANETA, OMITEM SUAS VERDADEIRAS E MAQUIAVÉLICAS INTENÇÕES: A CONSTITUIÇÃO DE UM PODER MUNDIAL GLOBALIZADO, PADRONIZADO E CONCENTRADO EM SUAS MÃOS, AO MENOR CUSTO SOCIAL POSSÍVEL.
E ESSE ‘PODER DE FATO’, SABEMOS, DETESTA PAGAR IMPOSTOS, AINDA MAIS SE FOREM DEDICADOS A PREMIAR OU A FAZER CONCESSÕES ÀS CAUSAS SOCIAIS.
POR ISSO, ALÉM DE PROMOVEREM CRUÉIS POLÍTICAS MALTHUSIANAS DE REDUÇÃO POPULACIONAL (A QUE NOS REFERIREMOS MAIS TARDE), DETERMINA AOS SEUS ‘PAUS-MANDADOS’ QUE COBREM E EXIJAM IMEDIATAS ‘DESONERAÇÕES DAS FOLHAS DE PAGAMENTO’, A DRÁSTICA ‘REDUÇÃO DOS GASTOS CORRENTES GOVERNAMENTAIS’, A ‘DIMINUIÇÃO DO CUSTO BRASIL’, TUDO SUPOSTAMENTE EM FAVOR DE ‘MAIOR COMPETITIVIDADE DO PAÍS NO EXTERIOR’ E DO ‘AUMENTO DOS NÍVEIS DE EMPREGO’, MEROS EUFEMISMOS, MARTELADOS ‘AD NAUSEAM’ EM NOSSOS OUVIDOS, PARA MASCARAR O TAMANHO DA SUA MESQUINHEZ E EGOÍSMO, A EXTENSÃO DE SEUS SÓRDIDOS PROPÓSITOS OCULTOS...
PORÉM, ANTES DE FERIR O ASSUNTO PELA VERTENTE VERDADEIRA E SECRETA, DEVEMOS VOLTAR AO CASO MAIS ESPECÍFICO DE SUA CONSULTA, O DOS INTERESSES IMEDIATOS DO MERCADO ACIONÁRIO.
E NÃO ME REFERIREI, AQUI, APENAS AOS NEGÓCIOS COM AS AÇÕES DA PETROBRÁS, MAS COM TODOS OS DEMAIS PAPÉIS DE EMPRESAS, PRIVATIZADAS OU NÃO, QUE VIEREM A CORTAR ANTIGOS DIREITOS ASSEMELHADOS DE SUA BASE TRABALHADORA, E, DE CERTA FORMA, COM O CUSTEIO DOS GASTOS GOVERNAMENTAIS DO PESSOAL CIVIL E MILITAR, ATIVO OU APOSENTADO.
È FATO CONSAGRADO QUE AS BOLSAS DE VALORES DE TODO O MUNDO SÃO O LEITO NATURAL DO FLUXO FINANCEIRO ESPECULATIVO, CONHECIDO COMO ‘HOT MONEY’. FREQUENTEMENTE, SÃO TAMBÉM MUITO VISADAS PELAS OPERAÇÕES DE ‘MONEY LAUNDRY’, A LAVAGEM DO DINHEIRO DUVIDOSO, PROVINDO DE FONTES MENOS CRISTALINAS.
RARAMENTE, PORTANTO, APESAR DA PROPAGANDA OFICIAL, TAIS FLUXOS CONTRIBUIRÃO PARA PROJETOS E INVESTIMENTOS PRODUTIVOS DE LONGO PRAZO, OU PARA MAIOR ABASTANÇA DO ERÁRIO PÚBLICO, VIA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA. POR ISSO, NADA MAIS JUSTIFICARIA, A NÃO SER A PURA GANÂNCIA E A PROPAGANDA ENGANOSA, QUE ESSE DINHEIO FUGAZ PUDESSE SER ADMITIDO NO PAÍS EM PRECEDÊNCIA AOS LEGÍTIMOS INTERESSES ECONÔMICOS NACIONAIS, COMO O BEM ESTAR E AS GARANTIAS DOS DIREITOS TRABALHISTAS.
ESSA SUPOSTA PRESSÃO RACIONAL DE ACIONISTAS, NACIONAIS OU ESTRANGEIROS, PORTANTO, É MERA DESCULPA PARA ENCOBRIR OUTROS INTERESSES INCONFESSOS, MUITO MAIS PODEROSOS DO QUE SE DEVERIA ADMITIR.
E É POR ISSO MESMO QUE, APÓS AS ARBITRÁRIAS EXPROPRIAÇÕES DE DIREITOS TRABALHISTAS QUE VÊM OCORRENDO, AQUI E NO EXTERIOR, EXISTE TANTO EMPENHO, TAMBÉM, EM TENTAR DESVINCULAR, DA JUSTIÇA DO TRABALHO AS AÇÕES DEFENSIVAS DOS APOSENTADOS, NA OBSTINADA TENTATIVA DE TRANSFERIR SEU FORO LEGAL PARA A ESFERA CÍVEL, ONDE O CRITÉRIO QUE MAIS PESA É O VALOR E A DESTINAÇÃO DO ‘BUSINESS’ SOB EXAME, NÃO O INTERESSE ESPECÍFICO DO TRABALHADOR...
IGUALMENTE, NA MESMA DIREÇÃO, TRAFEGA UMA CORRENTE DE EXPROPRIAÇÕES DE ANTIGAS VANTAGENS E DIREITOS ASSEMELHADOS, TAMBÉM SUTILMENTE URDIDOS CONTRA OS CHAMADOS SERVIDORES DO ESTADO, CIVIS E MILITARES. E ESTA ÚLTIMA, COMO FICA BEM CLARO, NÃO PODERIA BENEFICIAR A NENHUM GRUPO DE ACIONISTAS VISÍVEIS, VISTO QUE OS ESTADOS-NACIONAIS AINDA NÃO FORAM LOTEADOS EM AÇÕES...
ISSO NOS PERMITE, PORTANTO, CONCLUIR QUE, SE O ÚNICO FATOR A INTERFERIR NESSA QUESTÃO FOSSE O PESO DA VONTADE E DO INTERESSE DOS INVESTIDORES ESTRANGEIROS NO LUCRO DOS SEUS PAPÉIS, E SUAS ‘PRESSÕES IRRESISTÍVEIS’, NADA PODERIA SER FEITO NO PLANO DO DIREITO, POIS, COMO VOCÊ MESMO ADIANTOU, O CONTROLE DO CAPITAL VOTANTE DESSAS EMPRESAS, PRIVATIZADAS OU SEMI-PRIVATIZADAS, É EXERCIDO, DIRETAMENTE, PELA UNIÃO.
OU AINDA, INDIRETAMENTE, POR ORGANISMOS COM CERTA INDEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA, PORÉM VINCULADOS AOS ORGANOGRAMAS FEDERAIS, ESTADUAIS, MUNICIPAIS. ISSO, SEM NOS ESQUECERMOS DAS PRÓPRIAS FUNDAÇÕES DE SEGURIDADE SOCIAL CUJAS RECHEADAS CARTEIRAS DE AÇÕES OBEDECEM A ORGANIZAÇÕES SUPOSTAMENTE DE DIREITO PRIVADO, MAS QUE VÃO, NA PRÁTICA, INTEIRAMENTE CONTROLADAS PELA ‘MÃO INVISÍVEL’ DO PODER PÚBLICO.
VEJA VOCÊ, PORTANTO, A QUEM MAIS BENEFICIARÁ ESSA COMPLICADA ENGENHARIA ELABORADA NOS PROJETOS DE PRIVATIZAÇÃO, REALIZADOS NO GOVERNO FHC, ENVOLVENDO PARTICIPAÇÕES CRUZADAS E MÚLTIPLOS CONTROLES ACIONÁRIOS IMBRICADOS:
AOS ACORDOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS DE BASTIDORES, DAS JURAS DE AMOR E FIDELIDADE AOS ‘ORGANISMOS INTERNACIONAIS’, DOS ARRANJOS E BENEMERÊNCIAS DOS COMPADRIOS INCONFESSÁVEIS, DOS ERMOS ONDE SE TROCAM GENTILEZAS E SE PAGAM FAVORES IMPUBLICÁVEIS...
E É POR ISSO QUE, SIMPLESMENTE, QUANDO SURGE O DEBATE, LOGO DEZENAS DE ‘FORMADORES DE OPINIÃO’ VÊM, AVIDAMENTE, À TONA, OCUPANDO O ALTO DAS SUAS COLUNAS, DAS MANCHETES DOS JORNAIS E DAS REDES DE TV’s MAIS INFLUENTES, DEFENDER OS SUPERVENIENTES INTERESSES DOS “INVESTIDORES ESTRANGEIROS”, COMO SE PRECISÁSSEMOS DELES PARA ESCAPAR AO CAOS, SEM OS QUAIS SERIA IMPOSSÍVEL UMA SOBREVIVÊNCIA DIGNA PARA OS CIDADÃOS BRASILEIROS.
AFINAL, QUEM NECESSITA DO DINHEIRO ESPECULATIVO ÁVIDO, VIAJOR ERRANTE E FUGAZ DE GOELA ESCANCARADA, QUE SE ALIMENTA DE JUROS ALTOS OU DE ‘PUXADAS’ ARTIFICIAIS NA BOLSA DE VALORES, SEM ASSENTAR, EM TROCA, UM ÚNICO PREGO NA ECONOMIA REAL?
ESSE É O PILAR MAIS EVIDENTE E DESONESTO DE UM ESQUEMA DE PRESSÓES E CONTRAPRESSÕES ESPÚRIAS, MENTIROSAS, A CUJA DEPENDÊNCIA VIMOS SENDO SUBMETIDOS E QUE FUNCIONA COMO UMA PODEROSA DROGA QUE ESCRAVIZA, SUBMETE E EXPLORA A SOCIEDADE, SEM FORÇAS DE REAÇÃO.
.VEJA VOCÊ, PORTANTO, QUE AS COISAS VÃO-SE COMPLICANDO À MEDIDA QUE NOSSA ANÁLISE SE APROFUNDA, DANDO MARGEM A QUE SE VENHA A INTERPRETAR, DE FORMA BEM DISTINTA DO QUE SE DIZ, AS RAZÕES E OS PORQUÊS DESSAS EXPROPRIAÇÕES DE ANTIGOS DIREITOS ADQUIRIDOS, NAS NOSSAS BARBAS, COM A INSOLÊNCIA DE UMA “MÃO GRANDE”, EM QUE A LÓGICA, O BOM SENSO, O RESPEITO AO PACTUADO ANOS ATRÁS SE ESFUMAÇA AOS NOSSOS OLHOS ATÔNITOS, DESAFIANDO QUALQUER LÓGICA OU COMPREENSÃO E ESMAGANDO QUALQUER TENTATIVA HONESTA, PORÉM INOCENTE, DE ‘NEGOCIAÇÃO ENTRE AS PARTES...’.
SOMENTE ALGO MUITO MAIOR, OCULTO, PODERIA JUSTIFICAR A DESFAÇATEZ COM QUE PESSOAS HONESTAS, DE BOA FÉ, ESTEJAM SENDO RAPADAS POR EMPRESAS GRANDIOSAS, COMO A PETROBRÁS (E O PRÓPRIO GOVERNO FEDERAL), A QUEM SERVIRAM COM DEDICAÇÃO TOTAL, PROFICIÊNCIA, HONESTIDADE, VENDO-AS SE TRANSFORMAREM DE ANTIGAS ALIADAS EM ALGOZES, EM INIMIGOS PERIGOSOS, MORTAIS.
E ISSO TEM SIDO CONSENTIDO, FEITO E REPETIDO, IGUALMENTE, NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO OCIDENTAL, POR GOVERNOS DITOS ‘DEMOCRATAS’, SEJAM ‘DE ESQUERDA’ OU DE DIREITA’, SEM QUAISQUER DISTINÇÕES, ANTE O APOIO E AS PRESSÕES DE UM APARATO SINDICALISTA COMO NUNCA SE VIU IGUAL NO PASSADO, CAPAZ DE NOS IMPOR A TODOS, APOSENTADOS E ATIVOS, INCRÍVEIS PACOTES DE MALDADES E VILEZAS.
E TUDO ISSO VEM OCORENDO SOB O PRIMADO DA DESCONFIANÇA MÚTUA, DA CIZÂNIA, DA MENTIRA, DA DESINFORMAÇÃO E DA CONTRA-INFORMAÇÃO, NUMA EXPROPRIAÇÃO DE DIREITOS QUE NUNCA OS GOVERNOS MILITARES NOS ‘ANOS DE CHUMBO’, COMO SE CONVENCIONOU DENOMINAR SEU PERÍODO DE MAIOR INFLUÊNCIA, JAMAIS TIVERAM A PRETENSÃO E A CORAGEM DE EXERCER, CONTRA OS LEGÍTIMOS INTERESSES DA MASSA TRABALHADORA.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DESSA ENORME FARSA E DAS URDIDURAS QUE A PRECEDERAM É BEM OUTRA E, POR SER UM TANTO LONGA E VIL, SERÁ CONTADA MAIS ADIANTE.
AGUARDE, PORTANTO, MAIS UM POUCO, PELO DESFECHO DESTA HISTÓRIA TÃO POUCO EDIFICANTE PARA TANTOS.
ABRS DO Armindo Abreu.
Marcadores:
civis,
lavagem de dinheiro,
militares,
petrobras,
pressão estrangeira,
servidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário