INAUGURANDO MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO À INSEGURANÇA JURÍDICA E AO CAOS NA AMÉRICA-LATINA, A MESA DO SENADO, LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA E A FAVOR DO CORPORATIVISMO DOMÉSTICO, A PRETEXTO DE UM NOVO RECURSO À COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (ÓRGÃO QUE NEM SE OMBREIA, NEM SUPERA O PODER DO STM), DECIDIU IGNORAR SENTENÇA EXARADA PELO SUPREMO, EXONERANDO O SENADOR EXPEDITO JÚNIOR (PSDB-RO) E MANDANDO EMPOSSAR NA VAGA O EMPRESÁRIO ACIR GURGACZ (PDT-RO).
O ATO DE DESOBEDIÊNCIA DA MESA, EM CONSEQUENCIA, FEZ CANCELAR A POSSE DO NOVO SENADOR E DEU ORIGEM A UM IMENSO BATE-BOCA ENTRE PARLAMENTARES, COM AGRESSÕES VERBAIS E PEDIDOS DE PRISÃO PARA OS RECALCITRANTES, SENDO O ALVO PRINCIPAL O PRESIDENTE DO SENADO E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O MAIS DO QUE CONTROVERSO JOSÉ SARNEY.
COMO, SABE-SE EM QUALQUER CANTO DO PLANETA ONDE AINDA ESTEJA DE PÉ O ESTADO DE DIREITO, QUE DECISÕES DOS SUPREMOS TRIBUNAIS NÃO SE DISCUTEM, CUMPREM-SE IMEDIATAMENTE, SARNEY, SEMPRE APOIADO AO SOL E À SOMBRA POR LULA, DÁ INÍCIO A UM PERIGOSO ATO DE INSUBORDINAÇÃO CONTRA O ESTADO DE DIREITO, PONDO EM CHEQUE A AUTORIDADE MÁXIMA DO STF.
QUALQUER COISA DE ESSÊNCIA MUITO SEMELHANTE AO QUE FEZ ZELAYA AO SE REBELAR CONTRA O TEXTO CONSTITUCIONAL, CONTRA A SUPREMA CORTE HONDURENHA, CONTRA O CONGRESSO E AS FORÇAS ARMADAS...
O CURIOSO DA HISTÓRIA É QUE, ATÉ AGORA, HAJA QUEM PROCLAME ALTO E BOM SOM QUE OS PODERES REUNIDOS DE HONDURAS DERAM UM “GOLPE DE ESTADO” CONTRA O “INJUSTIÇADO” ZELAYA, O ELEITO DEMOCRATICAMENTE, PELO POVO, JUSTAMENTE PARA FAZER CUMPRIR E RESPEITAR A CARTA CONSTITUCIONAL.
AGORA, O CONGRESSO REBARBA O SUPREMO SOB A INDIFERENÇA DE LULA.
FICA, ENTÃO, NO AR A PERGUNTA:
QUEM VENCERÁ ESTA QUEDA DE BRAÇO E QUEM SERÁ CONSIDERADO O GOLPISTA DA VEZ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário