STENIO [sssthel@ajato.com.br] ESCREVEU, EM 5/11/2009, PERGUNTANDO:
PREZADO ARMINDO: ... CONSTANTEMENTE, SE DIZ QUE TUDO AQUILO QUE A PETROBRAS VEM FAZENDO, COM RESPEITO À SUBTRAÇÃO DE NOSSOS DIREITOS, TEM ORIGEM EM PRESSÕES DOS INVESTIDORES ESTRANGEIROS QUE DETÉM A MAIOR PARTE DO CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA. ASSIM, EM QUE PESE A POSSE DESSA MAIORIA DE AÇÕES, CREIO QUE ISSO NÃO LHES GARANTIRIA TAL DIREITO, VISTO QUE A MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE DA PETROBRÁS, ATÉ AGORA, AINDA PERTENCE À UNIÃO. DESSE MODO, GOSTARIA DE SUA OPINIÃO A RESPEITO.
ABS STENIO
ARMINDO ABREU RESPONDE: TERCEIRA PARTE (FINAL)
COMO VIMOS NA SEGUNDA PARTE DESTA TRILOGIA, ANTE A MORTE DE STALIN, PROMOTOR DO ‘COMUNISMO NACIONALISTA’, ISTO É, CONCENTRADO NUM ÚNICO PAÍS (UM CONTRAPONTO EXTREMADO AO NAZISMO, O ‘SOCIALISMO NACIONALISTA’ ALEMÃO), E A RECUPERAÇÃO DO PODER NA UNIÃO SOVIÉTICA POR LÍDERES COMUNO-INTERNACIONALISTAS, DEFENSORES DA EXPORTAÇÃO DAS AÇÕES REVOLUCIONÁRIAS DO PROLETARIADO, COMO KRUSCHOV (SEU SUCESSOR, APÓS UM BREVÍSSIMO PERÍODO DE MALENKOV, QUE LOGO RENUNCIOU AO PODER SUPREMO) OS LIMITES DE CONTENÇÃO GEOGRÁFICA DO COMUNISMO (ACORDADO EM YALTA PELOS LÍDERES DAS POTÊNCIAS VENCEDORAS DA II GUERRA MUNDIAL E BALIZADOS PELA ‘CORTINA DE FERRO’), ESTIVERAM SERIAMENTE ABALADOS E O OCIDENTE, OUTRA VEZ, AMEAÇADO PELA ONDA ANTICAPITALISTA, RADICAL- SOCIALISTA.
O MONSTRO COMUNISTA, O ESTADO-PROPRIETÁRIO E INTERVENCIONISTA TOTAL, PELAS SUAS PROMESSAS MIRABOLANTES, PORÉM CONVINCENTES, ESCAPAVA, RAPIDAMENTE, AO CONTROLE DOS SEUS CRIADORES, DEMANDANDO, PORTANTO, SER CONTIDO, DOMADO, COM A MÁXIMA URGÊNCIA.
NÃO OBSTANTE A VITÓRIA ALIADA NOS CAMPOS DE BATALHA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O BREVE PERÍODO DE RECUPERAÇÃO MORAL, ESPIRITUAL E MATERIAL QUE A ELA SE SEGUIU, UM INTERREGNO DE GRANDE ESTÍMULO À RADIOSA FELICIDADE PLANETÁRIA, CONHECIDO COMO “OS ANOS DOURADOS”, COMEÇAVAM, TAMBÉM, A SER ELIDIDOS OS PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS DA DOUTRINA PREVALESCENTE AO FINAL DAS DUAS GRANDES GUERRAS MUNDIAIS: O OUTRORA DITO CAPITALISMO LIBERAL, SOCIAL, DEMOCRÁTICO E OS SEUS COROLÁRIOS POLÍTICOS, O ‘ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL EUROPEU’ (WELFARE STATE) E SEU CORRESPONDENTE NORTEAMERICANO, O “NEW DEAL” DE ROOSEVELT QUE, NÃO OBSTANTE, COMEÇARAM A SUCUMBIR ANTE AS MANOBRAS SILENCIOSAS DAS OLIGARQUIAS INTERNACIONALISTAS, AS VENCEDORAS DE SEMPRE EM TODOS OS CONFLITOS.
COMO E QUANDO, ENTÃO, FORAM PAULATINAMENTE REPUDIADAS AS TÃO RECENTES CONQUISTAS SOCIAIS BASEADAS NA SOLIDARIEDADE UNIVERSAL, FUNDAMENTO ESSENCIAL NA BASE MORAL E ÉTICA DA CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ, E AINDA AGUARDADAS, EM VÃO, PELA GRANDE MAIORIA DOS HUMILHADOS DESTE GLOBO TERRESTRE, COM ESPERANÇAS DE VIDA MAIS DIGNA E FELIZ?
A RESPOSTA PAIRA NAS CERCANIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO SEMI-SECRETA, TREMENDAMENTE ELITISTA, SURGIDA IMEDIATAMENTE NO PÓS-GUERRA E QUE, À FALTA DE UMA SEDE PRÓPRIA, DE REGISTRO E ORGANIZAÇÃO FORMAL, TOMOU O NOME DA CIDADELA SUÍÇA ONDE, PELA PRIMEIRA VEZ, SE REUNIU OFICIALMENTE: ‘MONT-PÉLÉRIN’!
“... UM GRUPO DE FULGURANTE INTELIGÊNCIAS, COMUNGANDO DAS MESMAS, EXTREMADAS E SÔFREGAS IDÉIAS CAPITALISTAS ULTRA-LIBERALIZANTES, REÚNE-SE EM 1947 NA ESTAÇÃO DE MONT-PÉLÉRIN, SUÍÇA, SOB A LIDERANÇA DE FRIEDRICH HAYECK. ESSE GRUPO DE ESCOL COMPREENDIA, ENTRE OUTROS EXPOENTES DO ENTÃO CHAMADO CAPITALISMO LIBERAL, A FINA FLOR DA INTELECTUALIDADE ‘ILUMINADA’, AGORA POSTA A TRABALHAR JUNTA A FIM DE TRAÇAR OS NOVOS E DEFINITIVOS POSTULADOS E RUMOS DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL: MILTON FRIEDMAN, KARL POPPER, LUDWIG VON MISES, WALTER LIPMAN E OUTROS DO MESMO NAIPE IDEOLÓGICO.
HAYECK JÁ HAVIA ESCRITO E PUBLICADO UMA IMPORTANTE OBRA, EM 1944, IMEDIATAMENTE CESSADO O GRANDE CONFLITO MUNDIAL: “O CAMINHO DA SERVIDÃO”, UMA AGRESSIVA E APAIXONADA CATILINÁRIA CONTRA O ‘WELFARE STATE’.
SIM, AQUELA MESMA PROPOSTA EMERGENCIAL DE AMPARO E PROTEÇÃO AO TRABALHADOR CONTRA OS TREMENDOS ESTRAGOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS CAUSADOS PELA PROLIFERAÇÃO DAS IDÉIAS SOCIALISTAS, CUJA RÁPIDA DISSEMINAÇÃO E FANTÁSTICA ACOLHIDA PLANETÁRIA HAVIAM SUPERADO, EM MUITO, AS EXPECTATIVAS DOS NOSSOS MANIPULADORES, TORNANDO-SE NUMA VIRTUAL AMEAÇA AO TREMENDO GANHO ECONÔMICO, EM ESCALA PLANETÁRIA, JÁ REALIZADO E AO EQUILÍBRIO DIVISIONISTA DE SUAS MAQUINAÇÕES POLÍTICAS.
E OS PERCALÇOS ENFRENTADOS PELO ESTABLISHMENT CONTRA AS AMEAÇAS TOTALITÁRIAS, EM ALGUNS PAÍSES DE MAIOR CONSCIÊNCIA CRISTÃ, MAIS SUSCETÍVEIS, PORTANTO, À REIVINDICAÇÃO POR MELHORES BENEFÍCIOS E SOLIDARIEDADE AOS POBRES E À MASSA TRABALHADORA, COMO NOS PAÍSES IBÉRICOS, NA ITÁLIA, NAS POVOAÇÕES DE LÍNGUA ESPANHOLA E PORTUGUESA NA AMÉRICA LATINA, OBRIGARAM O SISTEMA DE PODER A FAZER CONCESSÕES POPULARES, ATRAVÉS DE UM SISTEMA EMERGENCIAL DE PROTEÇÃO E MELHORES SALÁRIOS, ENQUANTO POTENCIALIZAVA A RESISTÊNCIA POLÍTICA À CRESCENTE INFLUÊNCIA SOCIALISTA, JÁ TÃO INTENSA QUE CORROÍA AS BASES DO CONFIÁVEL SISTEMA POLÍTICO DEMOCRÁTICO E AMEAÇAVA ENTRONAR NO PODER O CREDO INIMIGO ATRAVÉS DAS ELEIÇÕES LIVRES E UNIVERSAIS.
A REAÇÃO DO SISTEMA DE PODER NÃO SE FEZ ESPERAR, ATRAVÉS DO FOMENTO AO ENORME PRESTÍGIO EMPRESTADO AO SEGMENTO QUE SEMPRE, E MELHOR, REPRESENTOU A CONSCIÊNCIA DE PÁTRIA, DE LIBERDADE E O INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA DOS GRUPOS NACIONAIS AMEAÇADOS PELA ‘REVOLUÇAO INTERNACIONALISTA’: OS MILITARES.
DIRETAMENTE, OU ATRAVÉS DE INTERPOSTAS LIDERANÇAS CIVIS VIGIADAS E CONTROLADAS À PRUDENTE DISTÂNCIA, SURGIRAM OS REGIMES ‘FORTES’ (VISCERALMENTE ANTICOMUNISTAS) DE FRANCO, NA ESPANHA, E DE SALAZAR, EM PORTUGAL.
NAS AMÉRICAS, GRANDES OU PEQUENOS REGIMES, ABERTA OU DISCRETAMENTE DITATORIAIS, FIZERAM OS DEVIDOS EXPURGOS SOBRE A ONDA COMUNISTA AVASSALADORA QUE SE ESPRAIAVA PELO OCIDENTE, GERANDO ESTADOS-NOVOS COMO OS DE VARGAS, NO BRASIL, PERON, NA ARGENTINA, STROESSNER, NO PARAGUAI E TANTOS OUTROS QUE A ESSES SE SEGUIRAM MUNDO AFORA.
EM TODAS ESSAS OCASIÕES, A MISSÃO GOVERNANTE FOI MANTER AS ARTICULAÇÕES SOCIALISTAS A SEGURA DISTÂNCIA, COMPENSANDO-AS E NEUTRALIZANDO-AS POR VANTAGENS SOCIAIS TEMPORÁRIAS QUE MANTIVESSEM TRABALHADORES E INATIVOS AFASTADOS DAS TENTAÇÕES PROMETIDAS PELOS ‘PARTIDOS ÚNICOS TOTALITÁRIOS’.
NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, O GRANDE FEITO DOS REGIMES MILITARES MAIS RECENTES FOI GARANTIR UMA CONFORTÁVEL TRAJETÓRIA PARA OS TRABALHADORES, OFERECENDO-LHES MELHORES SALÁRIOS, PLENAS GARANTIAS DE UM ELEVADO E SAUDÁVEL PADRÃO DE VIDA, DO ACESSO A BENS E SERVIÇOS, ATRAVÉS DO EMPREGO FARTO E DA CONCESSÃO DE SISTEMAS DE APOSENTADORIA MAIS GENEROSOS, COM RENDIMENTOS INTEGRAIS NO SERVIÇO PÚBLICO E A CRIAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÕES NA CONSTELAÇÃO ESTATAL.
NA ESFERA PRIVADA, ALGUMAS OUTRAS SOLUÇÕES CRIATIVAS FORAM ENGENDRADAS EM RELAÇÃO AO FUTURO DOS CIVIS, ASSEGURANDO-LHES POSSIBILIDADES DE ACUMULAR POUPANÇAS PARA COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL, SOB CERTOS LIMITES QUANTITATIVOS, NA APOSENTADORIA, E A CONSTITUIÇAO DO ‘FUNDO DE GARANTIA’, A FIM DE ASSEGURAR AO FUTURO APOSENTADO O SEU PECÚLIO PESSOAL PARA A VELHICE OU ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS IMPERATIVAS DA VIDA, COMO DOENÇA GRAVE, CASAMENTO, AQUISIÇÃO DA CASA PRÓPRIA, ETC.
ENQUANTO ISSO OCORRIA, OS PRINCÍPIOS E OS FRUTOS DA CRIAÇÃO DO GRUPO INTELECTUAL DE MONT-PÉLÉRIN ERAM POSTOS EM PRÁTICA E TRADUZIDOS NA SUSTENTAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS VENCEDORES DA ‘GUERRA FRIA’, UM TANTO AQUECIDA, COMO SABEMOS, NOS TERRITÓRIOS ONDE FOI NECESSÁRIO COMBATER, PELA VIOLÊNCIA DAS ARMAS, OS PLANOS DA ‘REVOLUÇÃO PLANETÁRIA DO PROLETARIADO’.
ASSIM, FORAM ESTABELECIDOS E COMEÇARAM A SER APLICADOS LIMITES E PRAZOS DE VALIDADE TANTO À MIRABOLANTE E VÃ PROMESSA OCIDENTAL DE OFERECER AO MUNDO UM REGIME CAPITALISTA ADOCICADO, DE CUNHO SOCIAL E PROTETOR, QUANTO À UTÓPICA PROMESSA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA SOB REGÊNCIA DO SOCIALISMO DE ESTADO!
TAIS COMPROMISSOS, ASSUMIDOS DE AMBOS OS LADOS, TANTO À ESQUERDA QUANTO À DIREITA, NÃO PASSARIAM, PORTANTO, DE SEMENTES INFRUTÍFERAS PARA PROMESSAS IRREALIZÁVEIS DAS ‘ELITES ILUMINADAS’ AOS POVOS INGÊNUOS, MEROS ACENOS DE ESPERANÇA QUE AJUDASSEM A PRESERVAR A ESTABILIDADE E O FÉRREO CONTROLE PLANETÁRIOS.
HAYECK, ELE MESMO, JÁ HAVIA AFIRMADO, ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES INGLESAS DE 1945, VENCIDAS PELO PARTIDO TRABALHISTA (O PT BRITÂNICO) QUE, ‘... APESAR DE SUAS ANUNCIADAS BOAS INTENÇÕES, A SOCIAL-DEMOCRACIA MODERADA INGLESA CONDUZIRIA O PAÍS AO MESMO DESASTRE QUE O NAZISMO ALEMÃO: A UMA MODERNA SERVIDÃO.
ISSO PORQUE, NA CONCEPÇÃO LIBERAL DOS INTELECTUAIS DE MONT-PÉLÉRIN, O ALVO A SER COMBATIDO E DERROTADO SERIAM TODAS E QUAISQUER LIMITAÇÕES IMPOSTAS AO MERCADO POR PARTE DO ESTADO-NACIONAL, O QUE ELES CONSIDERAVAM COMO AMEAÇAS MORTAIS ÀS LIBERDADES POLÍTICA E ECONÔMICA, QUE EXIGIAM E PASSARAM A IMPOR ATRAVÉS DOS ‘GOVERNOS AMIGOS’, LEAIS À CAUSA DO ‘MERCADO LIVRE’ E DO ‘ESTADO MÍNIMO’.
POLARIZADOS POR ESSAS IDÉIAS RADICAIS, ESSE GRUPO DE FEROZES OPOSICIONISTAS ÀS AÇÕES SOCIAIS DO ESTADO ELEGEU COMO PRINCIPAL OBJETIVO... ”COMBATER O CONCEITO DE SOLIDARIEDADE JUDAICO-CRISTÃ E O KEYNESIANISMO, PONTAS DE LANÇA DO INTERVENCIONISMO ECONÔMICO, SOB A ARGUMENTAÇÃO DE QUE O NOVO IGUALITARISMO DA ÉPOCA, TANTO PROMOVIDO PELA VERTENTE MATERIALISTA DA SOCIEDADE, QUANTO PELA VISÃO SOLIDÁRIA ESPIRITUALISTA, DESTRUÍA A LIBERDADE DOS CIDADÃOS E A VITALIDADE DA CONCORRÊNCIA ENTRE OS HOMENS, A VERDADEIRA “ENERGIA MOTRIZ DA PROSPERIDADE UNIVERSAL”.
COM TAIS IDÉIAS E AÇÕES CONSEQUENTES, IMAGINARAM E DIVULGARAM ESTAR PREPARANDO UM “NOVO TIPO DE CAPITALISMO RADICAL, INFLEXÍVEL, LIVRE DE QUAISQUER REGRAS OU LIMITAÇÕES’: O NEOCAPITALISMO, IMPROPRIAMENTE CHAMADO DE NEOLIBERALISMO, E QUE, A ESSA ALTURA, AINDA NÃO HAVIA SIDO IDENTIFICADO, MUITO MENOS LEVADO À PIA BATISMAL.
SEGUNDO ESSES OLIGARCAS, A DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS E AS SOCIEDADES ERA UM VALOR EXTREMAMENTE POSITIVO, CONCEITO QUE, SE NÃO VERDADEIRO, AO MENOS DEVERIA ALIVIAR-LHES O PESO DAS CONSCIÊNCIAS...
ESSAS IDÉIAS FORAM DEFENDIDAS, NO PLANO TEÓRICO, E OPERACIONALIZADAS NOS BASTIDORES DO GRUPO DE MONT-PÉLÉRIN E DOS FECHADOS CÍRCULOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, POR MAIS DE VINTE ANOS CONSECUTIVOS.
A INTRODUÇÃO DE SEUS DISCRETOS E EFICIENTES DEFENSORES NOS PARTIDOS POLÍTICOS DE TODAS AS TENDÊNCIAS, EM DE TODO O MUNDO, QUE OS LEVARIAM MAIS ADIANTE AO PODER, FOI FEITA SEM ALARDES. MUITOS DESSES POLÍTICOS SE EXPUSERAM EM VITRINES DE OUTROS MATIZES DOUTRINÁRIOS, ESPECIALMENTE OS DE ESSÊNCIA ‘ESQUERDISTA’, SOMENTE DANDO UMA COMPLETA GUINADA EM SUAS ANTIGAS IDÉIAS E MOSTRANDO A FACE NEOCAPITALISTA QUANDO OS CAMINHOS PARA O ALCANCE E MANUTENÇÃO DO PODER, PAVIMENTADOS EM SILÊNCIO, JÁ EMERGIAM CONSOLIDADOS.
ISSO VEIO A OCORRER, MAIS CLARAMENTE, ANTE A GRANDE CRISE DO MODELO ECONÔMICO DO PÓS-GUERRA, EM 1973, QUANDO O MUNDO CAPITALISTA ENTROU EM LONGA E PROFUNDA RECESSÃO, CONHECENDO O FENÔMENO DAS BAIXAS TAXAS DE CRESCIMENTO COM ALTAS TAXAS DE INFLAÇÃO (ESTAGFLAÇÃO).
AS RAÍZES DESSA CRISE MUNDIAL, SEGUNDO HAYECK E SEUS COMPANHEIROS DO GRUPO DE MONT-PÉLÉRIN, ESTAVAM “... NO PODER EXCESSIVO E NEFASTO DOS SINDICATOS E NO SUCESSO ALCANÇADO PELO MOVIMENTO OPERÁRIO, CORROENDO AS BASES DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA, COM SUAS MALFADADAS PRESSÕES SALARIAIS SOBRE O EMPRESARIADO E A PRESSÃO PARASITÁRIA PARA QUE OS ESTADOS AUMENTASSEM OS GASTOS SOCIAIS.
E ESSES PROCESSOS, SEGUNDO ELES, ‘... TERIAM DESTRUÍDO OS NÍVEIS IDEAIS DE LUCRO DAS EMPRESAS E DESENCADEADO OS PROCESSOS INFLACIONÁRIOS QUE DESAGUARAM NA CRISE DAS ECONOMIAS DE MERCADO’.
ISSO ERA, EM PARTE, VERDADEIRO. MAS, A QUESTÃO FUNDAMENTAL, JAMAIS DEBATIDA OU ADMITIDA, É QUE SOMENTE OS GOVERNOS E O SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL, AMBOS SOB O FÉRREO CONTROLE DA ELITE ILUMINADA, ESTARIAM APTOS TANTO A GERAR A INFLAÇÃO SURGIDA QUANTO A PROVOCAR A ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA E O DESEMPREGO AGUDO!
E NA VISÃO EGOÍSTICA DESSES LUMINARES, O REMÉDIO PARA AS DISFUNÇÕES SERIA
SIMPLES:
‘... UM ESTADO SUFICIENTEMENTE FORTE APENAS PARA QUEBRAR A ESPINHA DORSAL DOS SINDICATOS ATUANTES E CONTROLAR O DINHEIRO, PORÉM DE FORMA SEVERAMENTE PARCIMONIOSA NOS GASTOS SOCIAIS E TOTALMENTE AFASTADA DAS INTERVENÇÕES ECONÔMICAS.
OS TRATADOS PARA APLICAÇÃO DESSAS DIRETRIZES FORAM FIRMADOS, SECRETAMENTE, PERANTE ORGANISMOS MULTILATERAIS PRIVADOS, REPRESENTANTES DO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL, COMO O FMI, O BANCO MUNDIAL E SEUS ACESSÓRIOS.
POR TAIS ACORDOS DE SANGUE, A ESTABILIDADE DA ECONOMIA DEVERIA SER UM DOGMA ADORADO DE JOELHOS, META SUPREMA DE TODO E QUALQUER TIPO OU CREDO DE GOVERNO, QUE PODERIA SER ALCANÇADA COM ENORME DISCIPLINA ORÇAMENTÁRIA, RESTRIÇÃO DRÁSTICA DE GASTOS SOCIAIS E, FINALMENTE, O DESEMPREGO EM MASSA PARA CRIAR UM EXÉRCITO DE RESERVA QUE DOBRASSE A FORÇA DOS SINDICATOS.
OS MAIORES BENEFICIÁRIOS DESSA SUPOSTA PREOCUPAÇÃO COM A ESTABILIDADE, POR MAIS QUE SE TENTE ENCOBRIR A VERDADE, ATRIBUINDO-A A ALTRUÍSTICOS CUIDADOS COM OS MAIS POBRES, VIRIAM A SER OS GRANDES ESPECULADORES GLOBAIS, CONHECIDOS E VALORIZADOS, NO JARGÃO BENEVOLENTE DA PRAÇA, COMO “INVESTIDORES INTERNACIONAIS”.
O OUSADO PLANO POS-SE EM MARCHA ACELERADA E OS DIREITOS PROMETIDOS ANTES, A CADA CATEGORIA DE SERVIDORES, PÚBLICO OU PRIVADOS, COMEÇARAM A SER SUTILMENTE DEMOLIDOS, COM A AMPLA COLABORAÇÃO DE UM NOVO TIPO DE SINDICALISMO: O PELEGUISMO OFICIAL DISSIMULADO.
A IMPLACÁVEL EXPROPRIAÇÃO DOS ANTIGOS DIREITOS, A PRINCÍPIO RECEBIDA E CONFUNDIDA COM INICIATIVAS PONTUAIS DE GOVERNOS OU ADMINISTRAÇÕES INDIVIDUAIS, LEVOU OS TRABALHADORES A PROTESTAR CONTRA TANTAS MUDANÇAS RADICAIS, E A TENTAR RENEGOCIÁ-LAS COM GOVERNOS E PATRÕES, SEM NENHUM SUCESSO ADMINISTRATIVO.
ANTE TAMANHA IRREDUTIBILIDADE PATRONAL, COMEÇARAM A PERCEBER, AFINAL, QUE ALGO DE ERRADO PAIRAVA PELO AR. NÃO SE TINHAM TOCADO, ATÉ ENTÃO, QUE ENFRENTAVAM UM PODEROSO INIMIGO OCULTO NAS SOMBRAS DO PODER MUNDIAL, SEM NOME NEM FACE, TREMENDAMENTE ORGANIZADO, QUE JÁ HAVIA, INCLUSIVE, SE APODERADO DE QUASE TODO O APARATO SINDICAL, CUJOS PODERES GERAIS FORAM ENTÃO, SOB FÉRREO CONTROLE SUPERIOR, AMPLIADOS LEGALMENTE PARA PODER “NEGOCIAR” EM NOME DE SUAS RESPECTIVAS CATEGORIAS. COM ISSO, O ASSEMBLEÍSMO CONTROLADO PASSOU A SE IMPOR À VONTADE NEGOCIAL DA MASSA TRABALHADORA.
MEDIDAS EXPROPRIADORAS DE DIREITOS FORAM IMPOSTAS, AO ARREPIO DA LEI, DOS CONTRATOS FIRMADOS E ATÉ DO SENSO COMUM, TRANSFORMANDO EMPRESAS E GOVERNOS, ATÉ ENTÃO CONSIDERADOS PATERNALISTAS, EM FRIOS ALGOZES.
E A INTENÇÃO DOS NOSSOS OPRESSORES É MESMO ESSA: GANHAR TANTO TEMPO QUANTO POSSÍVEL EM NEGOCIAÇÕES ESTÉREIS; BARGANHAR ANTIGOS DIREITOS ASSEGURADOS, SOB PRESSÃO DE PSEUDO-RECOMPENSAS FINANCEIRAS OU DE ASSUSTADORAS AMEAÇAS MENTIROSAS, COMO O SURGIMENTO DE DÉFICITS PÚBLICOS OU PRIVADOS IRREVERSÍVEIS E A SEREM LOGO RATEADOS, ESPECIALMENTE NOS FUNDOS PREVIDENCIÁRIOS, AMEDRONTANDO A TODOS PELA EVENTUAL COBRANÇA DE DÍVIDAS INEXISTENTES, MAS QUE APAVORAM E ROUBAM O SONO DOS AMEAÇADOS.
A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA SÓ EXISTIRA, PORTANTO, PELA VIA JUDICIAL, JAMAIS PELAS MESA DE NEGOCIAÇÃO, POR MAIS QUE SE AVENTE OU DEFENDA TAL POSSIBILIDADE, INVARIAVELMENTE UMA MEDIDA PROCRASTINATÓRIA.
OS OPRESSORES, NÃO OBSTANTE, SABEM, PERFEITAMENTE, QUE ESTÃO AGINDO AO ARREPIO DA LEI E QUE, MAIS DIA MENOS DIA, FATALMENTE, SERÃO CONDENADOS A PAGAR O QUE DEVEM AOS TRABALHADORES EXPROPRIADOS DOS SEUS DIREITOS.
SEU MAIOR EMPENHO, PORTANTO, É POSTERGAR AO MÁXIMO, COM TODAS AS MANOBRAS PROTELATÓRIAS POSSSÍVEIS, A CHEGADA DESSE DIA, EM QUE TERÃO DE SACAR OS FUNDOS E SATISFAZER AOS CREDORES, PREFERENCIALMENTE POR SEUS HERDEIROS E DESCENDENTES. O DINHEIRO, AFINAL, FEITO POR ELES MESMOS, ABUNDANTEMENTE, EM PAPEL E TINTA OU GANHO, SEM FAZER FORÇA, ATRAVÉS DOS JUROS ESCORCHANTES COBRADOS AOS ENDIVIDADOS, SEJAM GOVERNOS, EMPRESAS OU PESSOAS FÍSICAS, NÃO LHES FAZ MOSSA ALGUMA.
POR ISSO PAGARÃO, SEM PESTANEJAR, QUANDO ESGOTADOS TODOS OS RECURSOS A QUE APELAREM, DE QUAISQUER NATUREZAS FOREM, E AS RESPECTIVAS SENTENÇAS TRANSITAREM EM JULGADO.
POR QUE, ENTÃO, SE DÃO AO TRABALHO DE NOS FAZER TANTAS VILEZAS?
PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE, SEGUNDO KEYNES, “... Em LONGO PRAZO ESTAREMOS TODOS MORTOS”.
ENTERRADAS CONOSCO, TAMBÉM, ESTARÁ A MEMÓRIA-VIVA DE QUE, UM DIA, SONHAMOS, LUTAMOS, GANHAMOS E, AO FIM DA VIDA, PERDEMOS O DIREITO LEGAL A UMA APOSENTADORIA JUSTA, UMA VELHICE DIGNA E BEM REMUNERADA.
E ESSA LEMBRANÇA REFERENCIAL, NA TORPE CONCEPÇÃO DESSES OPRESSORES, PRECISA SER, IMEDIATAMENTE, APAGADA.
ESSE É O VERDADEIRO E CRUDELÍSSIMO OBJETIVO DO GRUPO SECRETO DE MONT-PÉLÉRIN:
A MORTE DEFINITIVA, INAPELÁVEL, DE UM SONHO INALCANÇADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário