ENQUANTO AS EQUIPES DO ATLETISMO NACIONAL CONTINUAM A COLECIONAR RESULTADOS POSITIVOS APENAS PARA ‘DOPING’ NOS EXAMES DE URINA (OURINA?) SEM EMBOLSAR QUALQUER MEDALHA QUE SE PREZE, OS VERDADEIROS VENCEDORES DA PUGNA PELOS JOGOS LOTARAM DE ANÚNCIOS FESTIVOS AS PÁGINAS DOS JORNAIS NO “DAY-AFTER...”
GROSSOS CADERNOS SE ENCHERAM COM O JÚBILO E AS CONGRATULAÇÕES DISTRIBUÍDAS, A MANCHEIAS, EM MATÉRIAS PAGAS PELOS VERDADEIROS ‘CAMPEÕES OLÍMPICOS’ DA MODALIDADE “VAMOS FAZER A FESTA E ENCHER AS BURRAS DE DINHEIRO PÚBLICO...”
CONSTRUTORAS, EMPRESAS JORNALÍSTICAS, DE TELECOMUNICAÇÕES, A REDE HOTELEIRA, TRANSPORTADORAS AÉREAS, BANCOS E OUTROS “PROXENETAS DA CIDADE MARAVILHOSA” E DOS SEUS JOGOS VINDOUROS, COMEÇARAM A CONTABILIZAR OS LUCROS FUTUROS DE MAIS UM ‘JÁ GANHAMOS’ ANTECIPADO.
NO BRASIL A FESTA SEMPRE VIRÁ EM PRIMEIRO LUGAR, MESMO QUE OS PROGNÓSTICOS JAMAIS SE CONFIRMEM. SOMOS, AFINAL, A TERRA DOS CELEBRADOS FESTIVAIS DO “ME ENGANA QUE EU GOSTO.”
POR ISSO, DETEMOS A TAÇA DE ‘CAMPEÕES MUNDIAIS PERPÉTUOS DAS VITÓRIAS ANTECIPADAS’, NOS COMENTÁRIOS DA ‘MÍDIA ESPECIALIZADA. ’
SOMOS O ÚNICO PAÍS DO MUNDO EM QUE CADA GOL, CADA CESTA, CADA PEQUENA VANTAGEM CONQUISTADA FAZ JORNALISTAS ESPORTIVOS ABANDONAREM A REALIDADE DO ESPETÁCULO PARA EXERCITAREM SEUS FORMIDÁVEIS EXERCÍCIOS DE ‘CÁLCULOS MATEMÁTICOS DE PROBABILIDADES. ’ E NÃO FARÁ A MENOR DIFERENÇA O FATO DE ERRAREM QUASE O TEMPO TODO. O QUE LHES INTERESSA É FANTASIAR A REALIDADE, CRIAR FACTÓIDES, GERAR OS ÊXTASES E AS EMOÇÕES DE UMA NOVA CULTURA, A DO ‘ESTÁ DANDO’, O CRIATIVO ‘GERÚNDIO ESPECULATIVO’ QUE ENCHE DE LONGOS E TEDIOSOS VAZIOS O TEMPO DE DURAÇÃO DAS PARTIDAS, IMPEDINDO QUE, UNICAMENTE, SE AS ASSISTA EM PAZ E SE ESPERE PELO DESFECHO CONCRETO, VERDADEIRO...
MAS, AS COISAS, AO QUE PARECE, COMEÇAM A SE MODIFICAR MUITO RAPIDAMENTE...
O POVÃO, PELA INSISTÊNCIA DOS BOMBARDEIOS DA MÍDIA, PARECE TER FICADO CONVENCIDO DOS BENEFÍCIOS QUE A COMPETIÇÃO PODERÁ TRAZER AO SEU MUNDO REAL, NÃO OS DAS FANTASIAS TELEVISIVAS, E, CONTRARIANDO O ‘SCRIPT’, COMEÇA A RUGIR E A EXIGIR SUA QUOTA NESTE NOVO NEGÓCIO DE BILHÕES.
PRA COMEÇO DE CONVERSA, MOSTRA E IMPÕE A PAUTA QUE MELHOR E MAIS URGENTEMENTE LHE CONVÉM... E ASSIM, NA LATA, APONTA ÀS AUTORIDADES ONDE É QUE MAIS LHES DOEM OS CALOS: O TRANSPORTE URBANO.
COM O QUEBRA-QUEBRA E O INCÊNDIO DE TRENS, MEIO DE TRANSPORTE QUE COSTUMA TRATÁ-LOS COMO GADO, OU ‘SUÍNOS’, NO LINGUAJAR DOS EMPREGADOS DA ‘SUPERVIA’, O POVÃO CARIOCA COMEÇA A EXIGIR E A IMPOR RESPEITO, COBRANDO A CONTRAPARTIDA PELO VALOR DOS BILHETES E DOS IMPOSTOS QUE TODOS NÓS, REGULARMENTE, RECOLHEMOS AOS COFRES PÚBLICOS...
E, PASMEM, É ASSIM QUE SE FAZ NOS DITOS PAÍSES DO ‘PRIMEIRO MUNDO’, PATAMAR A QUE NOS PROMETERAM ELEVAR SE GANHÁSSEMOS A REALIZAÇÃO DOS JOGOS DE 2016.
Ai, Armindo, espero que seja mesmo assim: que haja muita zebra. Para um dia poder ver o Rio mesmo melhor. Se Barcelona, quem nem é isso tudo, se tornou a cidade que é, quem sabe também nós possamos ter esperança? Beijos, Verônica.
ResponderExcluir