quinta-feira, 15 de outubro de 2009
QUE GRANDE IMPERADOR PRONUNCIOU ESTA FRASE HISTÓRICA, PROFÉTICA, E EM QUE OUVIDOS TERIA SIDO ELA COCHICHADA?
“MEU FILHO: MUITO EM BREVE, A VALE DO RIO DOCE HÁ DE SE SEPARAR DO BRADESCO. PÕE AS MÃOS NO CETRO, SENTA-TE NO TRONO E COLOCA LOGO NA TUA CABEÇA A COROA, ANTES QUE ALGUM OUTRO AVENTUREIRO LANCE MÃO DELA...”
AOS DECIFRADORES DE ENIGMAS, POSSO ASSEGURAR: NÃO FOI ADRIANO, O DO IMPÉRIO ROMANO,
MUITO MENOS O ATUAL CENTROAVANTE DO C R FLAMENGO...
SEGUNDO NOTÍCIAS EM EBULIÇÃO NOS PRINCIPAIS CADERNOS ECONÔMICOS DA PRAÇA, A FRASE PODERÁ TER SIDO DEDICADA A UM EMPRESÁRIO MINEIRO, DE GOVERNADOR VALADARES, MAS CRIADO NA ALEMANHA DOS 12 AOS 23 ANOS, DEPOIS RADICADO NO RIO DE JANEIRO. NÃO OBSTANTE A FAMA QUE O PRECEDE, A DE EMPRESÁRIO MAIS BEM SUCEDIDO E RICO DO PAÍS, SUA PRESENÇA MAIS NOTÁVEL OCORRE, PRINCIPALMENTE, NOS CORREDORES DO PODER E NOS ‘POTINS’ DA MÍDIA, BEM LONGE DOS LOCAIS DE BATENTE EM QUE NÓS, POBRES MORTAIS SEM BERÇOS DE OURO, NEM EMPRÉSTIMOS OU HERANÇAS POLPUDAS, RALAMOS AS MÃOS E AS SUJAMOS DE GRAXA.
POR SUA INCOMUM OUSADIA NOS NEGÓCIOS, ELE JÁ FOI QUALIFICADO, PUBLICAMENTE, DE
AVENTUREIRO, AGRESSIVO, BRILHANTE, OUSADO, EXIBICIONISTA, MEGALOMANÍACO E VISIONÁRIO.
ISSO PORQUE, SEGUNDO SUA MAIS POPULAR BIOGRAFIA PUBLICADA , ELE COMEÇOU A OPERAR NOS GARIMPOS DA SELVA AMAZÔNICA AOS 22 ANOS DE IDADE, LOGO APÓS SAIR DA UNIVERSIDADE, COM UM CAPITAL INICIAL DE 500 MIL DÓLARES, CONSEGUIDOS ATRAVÉS DE UM EMPRÉSTIMO FEITO A DOIS JOALHEIROS JUDEUS, CERTAMENTE PESSOAS MUITO CRÉDULAS E OTIMISTAS.
INTERMEDIANDO PEQUENOS NEGÓCIOS ENTRE VENDEDORES DE OURO DA REGIÃO E EMPRESÁRIOS EUROPEUS, ASSOCIADO A UM CONHECIDO GARIMPEIRO DE ALTE FLORESTA, CONHECIDO PELO MEIGO APELIDO DE DITÃO, QUE LHE PERMITIU TRANSITAR, LIVREMENTE, PELOS GARIMPOS DA REGIÃO EM TROCA DE COMPRADORES FIRMES PARA O OURO ALI ENCONTRADO, EM APENAS UM ANO, ATRAVÉS DA AQUISIÇÃO DE UMA MINA DO METAL, OS QUINHENTOS MIL DÓLARES DO PEQUENO EMPRÉSTIMO LOGO SE TRANSMUTARAM, COMO NO MILAGRE BÍBLICO DOS PÃES E PEIXES, EM SEIS MILHÕES DE DÓLARES...
NOS ANOS 90, EM OUTROS SALTOS MORTAIS RECORDISTAS, DE DIMENSÕES OLÍMPICAS, A FORTUNA DO EMPREENDEDOR, JÁ CONVERTIDA DE MINAS DE OURO EM MINAS DE PAPÉIS EMPRESARIAIS, FIZERAM-NO SÓCIO DA MINERADORA CANADENSE ‘TREASURE VALLEY’, COM A FATIA DE 11% DO SEU CAPITAL. MAIS TARDE, O NOSSO ‘EXECUTIVO FURACÃO’ TORNOU-SE O SEU PRINCIPAL ACIONISTA E PRESIDENTE, CAMBIANDO O NOME DA EMPRESA PARA ‘TVX’.
MESMO OS SEUS MAIS FERVOROSOS TIETES TÊM DIFICULDADES PARA EXPLICAR DE QUE FORMA, TENDO OS LUCROS DA EMPRESA DECAÍDO, O PRESIDENTE RENUNCIADO AO CARGO E A EMPRESA NEGOCIADA POR 875 MILHÕES DE DÓLARES CANADENSES A ‘KINROSS GOLD CORP’, NOSSO HERÓI TENHA SE SAÍDO DO NEGÓCIO COM A FORTUNA LÍQUIDA DE UM BILHÃO DE DÓLARES (AMERICANOS) QUE, DAÍ POR DIANTE, APESAR DE ALGUNS SONOROS FRACASSOS FORA DAS ATIVIDADES MINERADORAS, SÓ FEZ-LHE AUMENTAR OS CIFRÕES E A FAMA.
ESPECULA-SE, EM RODAS MALICIOSAS E EM ALGUNS RAROS TEXTOS IMPRESSOS, QUE AS AVENTURAS DO NOSSO GRANDE CAMPEÃO, NO RAMO MINERAL, PODEM TER SE AFINADO, OU MESMO CONFUNDIDO, EM CERTAS OCASIÕES, COM OS INTERESSES DE GRUPOS TRANSNACIONAIS LIGADOS AO ANTIGO IMPÉRIO DO OURO E DOS DIAMANTES, OUTRORA CONTROLADO PELO MAGNATA CECIL RHODES EM FAVOR DOS ROTHSCHILD, E AINDA VIVO, OPERANTE, EM TODO O PLANETA. E QUEM SABE, O POSSÍVEL GERADOR DA AUSPICIOSA MENSAGEM...
OUTROS LINGUARUDOS, ADEPTOS MAIORES DO NEPOTISMO DOMÉSTICO, ATRIBUEM TODO ESTE SUCESSO AOS INSPIRADOS E EXTREMADOS CONSELHOS PATERNOS QUE ELE, COMO BOM FILHO, SEMPRE SEGUIU COM TODA DILIGÊNCIA.
MAS, AINDA HÁ QUEM ASSEGURE QUE O AUTOR DA FRASE PREMONITÓRIA SEJA O LÍDER MAIOR E INSPIRADO GUIA DE NOSSA GRANDE NAÇÃO OLÍMPICA, CUJOS DESEJOS NACIONALISTAS E POLÍTICO-ELEITOREIROS NÃO ESTARIAM SENDO ATENDIDOS PELO ATUAL COMANDANTE DA ‘VALE’, O REPRESENTANTE ACIONÁRIO DO BRADESCO, INTERESSADO EM MOSTRAR SERVIÇOS E LUCROS AOS ACIONISTAS MAIORES, EXPLÍCITOS OU OCULTOS, SEJAM LÁ QUEM FOREM ELES. ISSO, MESMO A CUSTA DE DOLOROSAS DEMISSÕES DE EMPREGADOS E COMPRAS MACIÇAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PESADOS NO EXTERIOR, EM ÉPOCA DE DURA CRISE INTERNACIONAL E DE ELEIÇÕES DOMÉSTICAS...
MAS, O MISTÉRIO SE TORNA AINDA MAIOR PARA NÓS, O PÚBLICO CONTRIBUINTE, E, EM CERTAS OCASIÕES, PARA O DILIGENTE POVO DA POLÍCIA FEDERAL, RESIDINDO AGORA NO FATO DE SE DESEJAR SABER, ARDENTEMENTE, COMO SE MONTOU O ‘PACTO DE ACIONISTAS’ DA VALE PRIVATIZADA LIGADOS AO ESTADO, EM QUE BNDES, PETROS, PREVI E OUTROS, DETENTORES DE SETENTA POR CENTO DO SEU CAPITAL, AQUIESCERAM EM CEDER A ADMINISTRAÇÃO DA GIGANTESCA MINERADORA BRASILEIRA AO NOSSO MAIOR BANCO PARTICULAR, DETENTOR DE APENAS 25 % DO SEU CAPITAL VOTANTE.
SEGREDA-SE, AINDA, A BOCA MUITO PEQUENA, ENTRE CONSPIRACIONISTAS JURAMENTADOS QUE, À SOMBRA DE TODOS ESSES INTERESSES MINERADORES E BANCÁRIOS COMUNS, NAVEGARIAM SEMPRE OS MESMOS ‘TIMONEIROS INTERNACIONALISTAS ILUMINADOS’.
PORTANTO, SERIA PLAUSÍVEL, E PERFEITAMENTE VIÁVEL AOS NOSSOS GUIAS, PLEITEAR A SUBSTITUIÇÃO DO ATUAL NÚMERO SEIS DA VALE PELO MEIA DÚZIA, SEM MAIORES INCÔMODOS, E SEM QUE INTERESSES SUPERIORES VENHAM A SER ABALADOS OU AMIZADES E PACTOS DE SANGUE ESTREMECIDOS.
E, O QUE É AINDA MELHOR, DANDO AO GOVERNO CENTRAL A POSSIBILIDADE DE ORIENTAR INVESTIMENTOS E EMPREGOS DA VALE, NO BRASIL E EM FAVOR DE BRASILEIROS.
ADENSA-SE, DIANTE DISSO, O GRANDE MISTÉRIO:
QUEM FOI O PODEROSO MONARCA A DAR A SENHA DE PARTIDA PARA A SUCESSÃO E QUEM SERÁ, MESMO, O PRÓXIMO PRÍNCIPE HERDEIRO DESSE IMPÉRIO?
O BLOG OFERECE UM JANTAR CHINÊS, NUM RESTAURANTE À BEIRA DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, A QUEM DESVENDAR O ENIGMA...
Marcadores:
adriano,
bradesco,
cecil rhodes,
garimpos,
kinross gold corp,
rothschild,
treasure valley,
tvx,
vale do rio doce
Assinar:
Postar comentários (Atom)
tá certo assim, sem o nome do feliz infeliz, porque ao menos não aparece no google pelo nome, mas apenas pela biografia, modestamente bem escrita, sabendo-se de quem se fala. Sr X, o imperador em questão (como ele gosta dessa tal letra X), vai contar muitos dolares, sim, mas isso um dia acaba. E eu (mesmo perdendo muitas oportunidades) não compro ativos com esse X, assim como não compro Sousa Cruz nem Forjas Taurus. Questão de ética.
ResponderExcluir