O GOVERNO DE BARACK OBAMA, ATRAVÉS DE EFICAZES AÇÕES DE BASTIDORES PELO SEU DEPARTAMENTO DE ESTADO, CHEFIADO POR HILLARY CLINTON, ENTROU EM CAMPO AOS 44 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO E DECIDIU OS RUMOS DA PARTIDA, QUE SERÁ APARENTEMENTE DECIDIDA ‘NOS PÊNALTIS’, APENAS PARA DAR ALGUMA SATISFAÇÃO AO PÚBLICO PAGANTE.
ISSO PORQUE A PARTE SUBSTANCIAL DA QUESTÃO JÁ ESTÁ RESOLVIDA, PELO COMPROMETIMENTO DAS PARTES COM A VIA ELEITORAL IMEDIATA, SEM QUAISQUER POSSIBILIDADES DE CONTESTAÇÃO AOS SEUS RESULTADOS. O ACORDO TAMBÉM RECUSA ANISTIAS A AMBAS ÀS PARTES DO CONFLITO, QUE DEVERÃO PRESTAR CONTAS À JUSTIÇA HONDURENHA PELOS SEUS ATOS.
A PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, ÚNICO PROCESSO POLÍTICO, DE APARÊNCIA DEMOCRÁTICA, AINDA CAPAZ DE SUPERAR O IMPASSE CRIADO POR CHAVEZ E CONVALIDADO POR LULA, QUE DESEJAVAM A APRESSADA VOLTA DE ZELAYA AO PODER A TEMPO DE CONTROLÁ-LAS E DE INFLUIR NO SEU DESFECHO, FEZ COM QUE WASHINGTON GANHASSE TEMPO, ESPERANDO, ATÉ O ÚLTIMO MINUTO DA CONTENDA, PARA ENTRAR DE VEZ NA BRIGA E, DISCRETAMENTE, SEM ALARDES, IMPOR A SUA VONTADE IMPERIAL.
ASSIM, SERÃO REALIZADAS ELEIÇÕES FISCALIZADAS INTERNACIONALMENTE, AINDA NESTE MÊS DE NOVEMBRO, SEM POSSIBILIDADES DE INFLUÊNCIA DELETÉRIA NO SEU TRANSCURSO, NEM DE MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS ESPÚRIAS, POR PARTE DE ZELAYA (CASO RECUPERE A CADEIRA, NÃO MAIS O PODER), NA VÃ TENTATIVA DE OBTER UM TERCEIRO MANDATO, COMO DESEJAVA A ESQUERDOFILIA AUTORITÁRIA DO ‘NOVO CAUDILHISMO’ DAS AMÉRICAS, CHAVEZ BATENDO O BUMBO À FRENTE DO CORDÃO...
DESSA FORMA, GANHA EM SOBERANIA A NAÇÃO HONDURENHA, FICANDO LIVRE DOS PALPITEIROS EXTERNOS E SENDO FEITA A VONTADE NACIONAL EXPRESSA EM CLÁUSULA PÉTREA DA CONSTITUIÇÃO DAQUELE PAÍS, IMPEDINDO QUE NOVOS MANDATOS POSSAM SER POSTULADOS POR TIRANOS POPULISTAS, COMO TENTARA ZELAYA, DE FORMA ESPÚRIA.
PERDEM, PORTANTO, CHAVEZ, LULA, ZELAYA E TODOS OS DEMAIS TITEREIROS QUE DESEJAVAM VER ESPALHADA, PELAS AMÉRICAS, A ONDA DA ‘ELEIÇÃO PERMANENTE’ DOS ‘SOCIALISTAS BOLIVARIANOS’. GANHA MICHELETTI EM RESPEITO, UMA VEZ QUE, EMPOSSADO POR FORÇA DA LEGISLAÇÃO DO PAÍS, EM NENHUM MOMENTO DEMONSTROU AVIDEZ PELA PRESIDÊNCIA, SEMPRE AFIRMANDO QUE NÃO SERIA, COMO NÃO FOI, OBSTÁCULO A UMA SOLUÇÃO NEGOCIADA.
PERDE O ITAMARATI PELO VEXAME INTERNACIONAL, PELA INDEVIDA INTROMISSÃO NOS ASSUNTOS INTERNOS DE HONDURAS, QUEBRANDO UMA RESPEITÁVEL TRADIÇÃO DE NÃO-INTERFERÊNCIA, E PELO DESPREZO A QUE SE VIU RELEGADO NA ‘HORA H’, EM QUE O ASSUNTO FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDO, EM FAVOR DA DEMOCRACIA CONTINENTAL, PELA AÇÃO INCISIVA DOS ESTADOS UNIDOS.
À SUPREMA CORTE E AO CONGRESSO DE HONDURAS RESTARÃO A OPORTUNIDADE DE SE REAFIRMAREM AOS OLHOS DA NAÇÃO E DE OFERECEREM A DECISÃO FINAL DE DEVOLVER, OU NÃO, A ZELAYA, UMA CADEIRA PRESIDENCIAL DESGASTADA, JÁ SEM QUALQUER FORÇA E POSSIBILIDADES, PELOS ESCASSOS DIAS QUE LHE RESTARÃO, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DESDENTADO E SEM UNHAS.
AO ITAMARATI, INFELIZMENTE, ALÉM DO ALÍVIO PELO FIM DA CRISE QUE, DESASTRADAMENTE, AJUDOU A CRIAR SEM RESOLVER, RESTARÁ, AINDA, A TAREFA INGLÓRIA DE JUNTAR OS CACOS DO QUE RESTOU À REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA EM HONDURAS, DE FAZER-LHE UMA BOA FAXINA E DESINFECTÁ-LA DAS IMUNDÍCIES E ODORES DEIXADOS PELOS ‘ILUSTRES HÓSPEDES’...
TRISTE DESFECHO PARA QUEM ALMEJAVA UM LUGAR PERMANENTE NO ‘CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU’ E A GLÓRIA PASSAGEIRA DE UM “OSCAR” DA DIPLOMACIA PLANETÁRIA...
Poderia ter sido eu a escrever tal crônica, dada a total comunhão de opiniões com o autor a respeito da matéria... Perfeito!
ResponderExcluir